Trabalhos mostram domínio dos alunos em mecânica, eletrônica e programação

No dia 16 de novembro de 2016, os alunos do curso de Mecatrônica da EEP/FUMEP apresentaram seus projetos no espaço de exposições da biblioteca da escola. Foram no total nove projetos construídos pelos formandos do curso de engenharia mecatrônica da EEP (da concepção e organograma ao planejamento e execução). Os trabalhos estarão expostos para visitação até o dia 20 de dezembro deste ano.

Os formandos, responsáveis pelos projetos, demonstraram um grande nível de excelência em seus trabalhos, o que é mesmo de se esperar de um aluno nessa etapa de suas formações. Esse domínio no uso de mecânica, eletrônica e programação dentro de seus respectivos temas, garante com que eles, ao entrarem profissionalmente numa empresa, tenham a capacidade de elaborar quaisquer projetos industriais, levando em consideração o prazo, os recursos disponíveis, o grupo em que se encontram e, claro, a validação do trabalho em si.
A ATEPI acredita que as atividades práticas têm grande importância, até porque o mercado de trabalho exige que profissionais não apenas tenham um bom know-how técnico-teórico, mas principalmente o poder de conseguir pô-lo em prática.
Na abertura da exposição estavam presentes o Prof Antônio Carlos Copatto (diretor da EEP), o Prof Renato Soliani (vice-diretor acadêmico da EEP), o Prof Anderson Rossi (coordenador do curso de mecatrônica) e outros membros do corpo da Escola de Engenharia da cidade. A ATEPI visa sempre promover o desenvolvimento e a integração das empresas de tecnologia da informação em Piracicaba e toda a região. Por isso, a ATEPI também compareceu ao evento, representada por seu diretor de projetos Paulo Henrique Machado.

Este ano, os projetos apresentados foram:

  • Uma motocicleta com ignição biométrica;
  • Uma medição de Hipot;
  • Uma medição de coeficiente de molas;
  • Um sistema automatizado de irrigação;
  • Um sistema automatizado de confecção de placas de circuito eletrônico;
  • E um sistema de digitalização em 3 dimensões.

Esses nove trabalhos fazem parte da VII Mostra Mecatrônica da Escola de Engenharia de Piracicaba.
A ATEPI sempre buscará esse tipo de iniciativa, promovendo e estimulando a pesquisa e desenvolvimento de seus associados e de todo o mercado de Tecnologia da Informação, pois acredita que a tecnologia se faz cada vez mais necessária e presente na sociedade. E nas palavras do próprio professor e coordenador do curso da EEP, Anderson Rodrigo Rossi,

“os trabalhos apresentados são uma excelente oportunidade para quem busca soluções com tecnologia”.

A visitação funciona de segunda à sexta, das 7h30 às 22h30, e aos sábados das 7h30 às 16h30, na Biblioteca da FUMEP, localizado na Avenida Monsenhor Martinho Salgot, nº 560. A visitação é uma oportunidade interessante não só aos amantes da mecatrônica, mas também às empresas que se mostrarem interessadas em depreender a dinâmica de criação e execução desses projetos.

VII Mostra de Mecatrônica da EEP segue aberta à visitação até dezembro